No final de semana do Dia das Mães, de 11 a 13 de maio, o NOI – Núcleo Orquidófilo de Ilhabela promove a 13ª edição de sua exposição anual de orquídeas, com a participação de expositores locais e convidados de outras cidades no litoral, Vale do Paraíba e interior de São Paulo.

 

O evento acontecerá na sede da Secretaria da Cultura, na Vila, onde os expositores apresentarão suas melhores plantas floridas, além de diversas espécies brasileiras, estrangeiras e híbridas, oferecendo aos moradores e visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais o universo destas belas flores.

 

A programação do evento começa na sexta-feira, dia 11, com a apresentação e julgamento das plantas inscritas no concurso. Às 19 horas, acontece a abertura oficial da exposição ao público, com a apresentação do Coral Celina Pelizzari. No sábado, o espaço permanece aberto à visitação pública das 9 às 22 horas e no domingo das 9 às 18, sendo que às 17h acontece a premiação e às 18h o encerramento.

 

Para este ano, o evento terá novidades como a realização de palestras e oficinas gratuitas e abertas ao público. No sábado, às 14h, acontece a Palestra de Compostagem Orgânica, com Luiz Paulo Mattos e mais tarde, às 19h, Mateus Bohnke ministrará uma oficina de Kokedama, técnica japonesa variante do bonsai que consiste na elaboração de delicados arranjos de plantas aéreas. No domingo, às 15h, acontece a palestra sobre o Cultivo de Orquídeas, por Marcos Campacci.

 

Além de conhecer e apreciar diversas espécies na exposição, na tenda montada ao lado do Píer da Vila também será possível comprar mudas e plantas floridas, obter dicas e trocar experiências com os expositores participantes.

 

A Secretaria da Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila.

 

O NOI – Núcleo Orquidófilo de Ilhabela realiza reuniões mensais, sempre na segunda 3ª feira de cada mês, as 18:30h, na Chácara Pau-Brasil. Qualquer pessoa interessada pode participar dos encontros, que têm como objetivo o intercâmbio de experiências no cultivo de orquídeas, troca de mudas e aprendizagem sobre controles de pragas, doenças e métodos de propagação. Para participar é necessário fazer uma contribuição individual anual, no valor de R$ 100,00, destinada a promoção de exposições, cursos e visitas a outras entidades orquidófilas. Mais informações: (12) 3896-1617.