O “Xô Gaiola” é um projeto de educação ambiental voltado ao público em geral, interessado em conhecer um pouco mais sobre as lindas aves que habitam Ilhabela, entre elas a sua ave-símbolo, o papagaio-moleiro (Amazona farinosa). Criado e promovido pela Área de Soltura Monitorada Cambaquara, conta com a parceria do Parque Estadual de Ilhabela, a Polícia Ambiental e voluntários entusiastas da conservação de aves.

 

O objetivo desta iniciativa é transmitir o conceito que apreciar as aves que estão na natureza pode ser muito prazeroso, sem ter a necessidade de mantê-las engaioladas, além de alertar que criar aves silvestres em cativeiro e sem registro é crime ambiental, com pena de detenção de seis meses a um ano, além da multa que poderá chegar a R$ 5 mil.

 

Em sua primeira edição, o projeto “Xô Gaiola” foi realizado na quadra do bairro de Taubaté, numa tarde de domingo, onde foram promovidas palestras, “roda de passarinho”, observação de aves, brincadeiras, a projeção do filme Rio e sorteio de brindes. Havia mais de noventa pessoas, entre adultos e crianças. Com sucos, lanches, pipoca, bate-papo e muita diversão.

 

A segunda e terceira edição do “Xô Gaiola” aconteram na comemoração dos 40 anos do Parque Estadual de Ilhabela. Foram feitas duas exposições: uma na Vila, no Centro de Visitação instalado na sede do Parque Estadual e a outra na guarita da estrada para Castelhanos. A proposta foi abordar turistas, veranistas e moradores que passavam e visitavam esses locais. Houve demonstração de manejo de animais peçonhentos, muita conversa e distribuição de gibis do IBAMA sobre tráfico de animais silvestres. Na exposição foram usados banners explicativos que incentivavam a contemplação das aves em vida livre.

 

A exposição tem chamado à atenção por suas armadilhas, apetrechos de caça, gaiolas e fotos. Todo esse material faz parte do acervo do Parque Estadual de Ilhabela.

 

A quarta edição do “Xô Gaiola” foi no Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela, com o objetivo de sensibilizar os moradores que circulam pelo local e também duas turmas escolares de sexto ano que farão uma visita programada à exposição.

 

O “Xô Gaiola” sonha alto e pretende voar longe… Tem planos de levar essas atividades para as comunidades do Bonete e de Castelhanos, e chegar a todos os bairros de Ilhabela, por meio das escolas, associações de bairros e espaços públicos.

 

Essa é uma iniciativa onde todas as pessoas podem participar. Se você se identifica com a causa, nos procure através da Área de Soltura Cambaquara, do Parque Estadual e Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela. Seja um voluntário, a fauna silvestre de Ilhabela agradece!